Em junho, o Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública (Sasp), anunciava à comunidade o projeto “Estrela uma cidade Segura para se Viver”, que visava a ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento da cidade. Transcorridos os processos burocráticos e etapas licitatórias, e também de instalação, prejudicados pelos períodos de enchente, foi dado esta semana início às operações da nova etapa com os mais recentes recursos implementados. Entre estes, novas câmeras speed dome (giratória 360 graus) e também fixas em outros pontos, como ainda o novo Sistema OCR – Leitura de Placas Automatizado e um Totem de Vigilância, todos equipados com sistemas de Inteligência Artificial (IA).
Câmeras
Até então a central de videomonitoramento operava com 24 câmeras em 21 pontos do município. Agora já são 34 aparelhos em 24 locais. O projeto de expansão do sistema é para 40 unidades, cada uma com até três câmeras, sendo duas fixas e uma giratória 360 graus. Todas as escolas municipais também dispõem de vigilância em sistema paralelo.
No novo acréscimo foram instalados dois novos pontos com três câmeras cada e diversos recursos tecnológicos, como a possibilidade de aproximação da imagem em até 42 vezes em qualidade full HD. Segundo o técnico da secretaria, Adilson Heleno da Silva, que coordena o projeto em Estrela desde o seu início em 2017, cada um dos pontos conta com uma speed dome (câmeras) e outras duas câmeras fixas. Um está localizado no entroncamento da RS (Rota do Sol) com a entrada para o Distrito de Novo Paraíso/ Loteamento Nova Morada; e outro no final da Linha São José, no entroncamento ao trecho que liga ao Bairro Boa União com Costão.
Totens
Uma das novidades é a instalação de totens de segurança inteligentes em pontos estratégicos do município. O sistema foi experimentado na Multifeira há dois anos, e na época apresentado pelo prefeito Elmar Schneider ao então governador Ranolfo Vieira Júnior. Aprovado, o primeiro aparelho foi instalado na Escadaria de Estrela, área de grande circulação de pessoas, boa parte turistas, o que pode ser um facilitador para pessoas que não conhecem o município e pontos como Polícia Civil e Brigada Militar caso seja necessário a solicitação dos serviços.
O totem permite, por exemplo, que as pessoas entrem em contato diretamente com a Brigada Militar em uma situação de emergência. O caminho oposto também é permitido, através da utilização de alto-falantes e sistema de alarmes/sirenes. A principal novidade é a possibilidade de reconhecimento facial realizado através de câmeras do aparelho, sempre ativas, que podem ser utilizadas na busca de fugitivos, desaparecidos ou mesmo para o registro em tempo real ou posterior de ocorrências. Também provido de câmeras giratórias de alta resolução e grande aproximação, permite imagens claras, por exemplo, do que ocorre do outro lado da margem do Rio Taquari nos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul. A Defesa Civil inclusive estuda a possível colocação de uma régua física na chamada Escadaria para medição do nível do Rio Taquari e assim utilizar o totem para fazer a leitura digital online e em tempo real do nível do rio nos períodos de cheia.
Sistema OCR
Uma das novidades da expansão é a utilização de câmeras com o sistema OCR, que interligado e integrado à rede de base das secretarias de Segurança Pública do Estado e da Fazenda ajudará na identificação de carros que possam ser roubados ou estarem irregulares, com multas ou mesmo o IPVA atrasado. O espelhamento das imagens beneficia também a Polícia Civil e é utilizado em investigações criminais. O primeiro está instalado próximo ao pórtico de entrada da cidade.
LED
Ainda, será ampliado em breve o sistema de LED-zona segura, que sinaliza por meio de cores se a área está ou não segura, como por exemplo, quando por ocasião do enfrentamento de algum problema, inclusive congestionamentos. O azul indica aos motoristas e pedestres que a área está livre de problemas e ocorrências; o amarelo exige atenção e o vermelho é o indicativo de que algo está em andamento. O sistema de LED já está em uso em dois pontos do município: rótula de entrada/pórtico e Calçadão, no Centro
Inteligência Artificial
De acordo com o técnico Adilson Heleno da Silva, o "grande cérebro de tudo" do sistema que Estrela estará incorporando e que interliga todas estas ferramentas é a Inteligência Artificial (IA). “O projeto contempla a integração de software de IA, o qual auxilia o sistema de videomonitoramento com a análise instantânea das imagens, fazendo a varredura na identificação e procura de veículos e pessoas em situações nas quais determinadas operações necessitem. Um exemplo disso pode ser descrito: “procurar veículos de cor preta sedan que passaram pela cidade nas últimas 24h. Isso traz agilidade nas análises das imagens e identificações. Essa ferramenta é a última geração utilizada em países de primeiro mundo em aeroportos e vias públicas no combate ao terrorismo e outros crimes”, explica.
Outros elementos ainda serão incorporados nos próximos meses, possibilitando novas imagens de áreas públicas e de grande movimentação da cidade e do interior, ligadas diretamente com as centrais de segurança.
Interior
O avanço destas tecnologias para o interior é outro dos focos, afirma o secretário de Administração e Segurança Pública de Estrela, comandante César Augusto Pereira da Silva. “O bandido é delinquente, mas não é burro. Tanto que quando estive no comando do 40º Batalhão da BM aqui mesmo em Estrela, como também quando trabalhei no presídio, tinha contato direto com eles. Sabemos de suas estratégias, e entre elas está sempre atuar ou fugir para locais que representem menos perigo para eles. E o interior é assim visto por eles. Imaginem o nosso, cheio de artérias viárias, boas estradas, rico em maquinário e posses”, destaca. “Precisamos então dificultar a vida deles, representar repressão eficiente para que não atuem por aqui”, frisa o secretário, ao lembrar que Estrela já conta com a Patrulha Rural e o sistema de GPS Rural (leia mais no link https://estrela.atende.net/cidadao/noticia/gps-rural-de-estrela-supera-a-marca-de-600-pontos-cadastrados-no-interior/).
Histórico positivo de benefícios
Exemplo para outros municípios, o sistema de videomonitoramento de segurança começou a ser elaborado em 2016; instalado e em operação em 2017, e desde então coleciona altos índices na redução na criminalidade. De acordo com dados da Sasp, houve um decréscimo de mais de 75% na criminalidade na zona coberta pelo monitoramento, e há três anos não há registros de assaltos a pedestres na faixa coberta por câmeras. O sistema também é constantemente utilizado na ocorrência de acidentes de trânsito. Em um comparativo com o primeiro trimestre de 2022, outros crimes tiveram redução: abigeato (100%); Furto de veículo (75%); Roubo de veículo (67%); Estelionato (30%); arrombamento (30%); Ameaça às mulheres (29%).
A expansão do videomonitoramento já teve grande peso nos resultados do Índice de Gestão Municipal (IGM) criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), órgão independente e externo que colocou Estrela como a 1ª do Brasil no ranking em gestão nas cidades entre 20 e 50 mil habitantes, considerando-se todos os 5.570 municípios; a 1º do ranking no Estado entre todas as 497 cidades, independente da população; e a 8ª no País também entre todos os 5.5 mil municípios.
______________________________________________
Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli e Sasp/Governo de Estrela
Legendas:
– Sistema de videomonitoramento começou a ser implementado em 2017 e desde então tem recebido constantes investimentos
foto: Câmera videomonitoramento_Av. Rio Branco
_____________________
– Novos recursos foram adicionados ao sistema, e o uso da Inteligência Artificial (IA) já está presente
foto: Videomonitoramento novas - AI Angeli (5)
______________________
– Videomonitoramento conta atualmente com 34 aparelhos de câmeras em 24 locais
foto: Videomonitoramento geral câmeras 34 aparelhos 24 locais - Angeli
_____________________
– Videomonitoramento tem imagens de diversas áreas do município e que inclusive ajudam em momentos de dificuldades no trânsito e de enchentes
foto: Videomonitoramento auxílio enchente / Videomonitoramento auxílio trânsito
_____________________
– Forças de segurança também dispõe das imagens
foto: Central de videomonitoramento - forças de segurança (1) (2)
_____________________
– Novas câmeras estão instaladas em pontos estratégicos, e afastados do Centro, em exemplo da expansão do sistema
foto: Videomonitoramento geral diversos pontos
_____________________
– Entre os pontos estão a Linha São José, na ligação com o Distrito de Costão e o Bairro Boa União, e outro no Distrito de Novo Paraíso
foto: Videomonitoramento (4) Novo Paraíso
_____________________
– Totem de segurança já está em funcionamento na Escadaria de Estrela. Outros serão instalados em diferentes pontos turísticos
foto: Totem de segurança - escadaria (1)
_____________________
– Aparelho permite imagens em alta resolução e em 360º graus, aproximação de até 42 vezes, além de acionamento de serviços de segurança e reconhecimento facial
foto: Totem de segurança - escadaria (3) / (4)
_____________________
– Totem permite inclusive imagens em excelente definição do que ocorre do outro lado da margem do Rio Taquari
foto: Totem imagem ampliada - outra margem Rio Taquari
_____________________
– Sistema OCR oferece a leitura de placas de veículos que ingressam e deixam o município
foto: Videomonitoramento sistema OCR
_____________________
– Sistema LED de segurança também será ampliado
foto: Videomonitoramento LED
_____________________
– Secretário César e uma placa do GPS Rural: ampla e gratuita adesão
foto: GPS Rural secretário César e placa - Angeli
_____________________
--
Governo de Estrela
Telefone: 3981.1173

















- Capa_Videomonitoramento geral câmeras 34 aparelhos 24 locais - Angeli.jpg
- Videomonitoramento sistema OCR.jpeg
- Videomonitoramento Sistema OCR entrada Estrela.jpeg
- Videomonitoramento novas - AI Angeli (5).jpg
- Videomonitoramento LED.jpeg
- Videomonitoramento geral diversos pontos.jpg
- Videomonitoramento auxílio trânsito.jpg
- Videomonitoramento auxílio enchente.jpeg
- Videomonitoramento (4) Novo Paraíso.jpeg
- Videomonitoramento (1) Linha São José.jpeg
- Totem imagem ampliada - outra margem Rio Taquari.jpg
- Totem de segurança - escadaria (4).jpeg
- Totem de segurança - escadaria (3).jpeg
- Totem de segurança - escadaria (1).jpeg
- GPS Rural secretário César e placa - Angeli.jpeg
- Central de videomonitoramento - forças de segurança (2).jpg
- Câmera videomonitoramento_Av_ Rio Branco - arquivo.JPG