Banhado pelo Rio Taquari e cortado pelos arroios Estrela e Boa Vista, o município de Estrela destaca-se pelas belezas naturais, como o Parque da Lagoa (1), praças e parques, que dão uma beleza especial à cidade.
A escadaria (2) de acesso ao Rio Taquari, revitalizada pelo Governo Municipal, localiza-se na Rua Arnaldo José Diel. Na década de 1920 era acesso ao porto de Estrela, inaugurado em 1924. No local, duas estátuas, popularmente conhecidas como "Adão e Eva", representam a indústria e comércio.
Também no Centro está o Belvedere Rotary Clube (3), nesta mesma rua, onde o visitante pode usufruir da bela paisagem do Rio Taquari, assim como a escadaria localizada na Rua Chá-Chá Pereira (4). Já o Porto de Estrela (5) localiza-se na Avenida Augusto Frederico Markus, bairro das Indústrias.
No trevo de acesso à cidade, na rodovia Governador Leonel de Moura Brizola, Chuc e Rute (6), que homenageiam os colonizadores alemães e lembra o Festival do Chucrute, dão as boas-vindas aos visitantes. O pórtico de entrada (7) da cidade, na Avenida Rio Branco, igualmente remete à colonização germânica.
Praças e Parques
No coração de Estrela localiza-se a Praça Menna Barreto (8), cuja denominação homenageia seu fundador. No Centro encontra-se também a Praça Professor Henrique Roolaart (9), onde estão instaladas a Feira do Produtor (10) e a Feira do Peixe (11). Junto a Praça, na rua Dr. Tostes, localiza-se a sede do Poder Legislativo (12).
Ponto de encontro dos estrelenses, o Parque Princesa do Vale (13) é uma das maiores áreas de esporte e lazer da região. Com um lago artificial, possui ainda pistas de caminhada e ciclismo; parques infantis, campos para a prática de futebol, cancha de areia e área verde. Em frente ao parque o complexo esportivo (14) conta com campo de rugby, pistas de corrida e atletismo e pistas de skate e bicicross.
Arquitetura
Na arquitetura destacam-se o prédio do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann (15), na Rua Pinheiro Machado, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Construído em 1925, sua denominação é uma homenagem ao empresário e duas vezes prefeito do município. Além deste, o prédio da prefeitura (16), na Rua Júlio de Castilhos, construído em 1954, e a Casa Lauro Müller (17), construído em 1905 e onde funcionou o primeiro hospital da cidade e que hoje abriga a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, na Rua 13 de Maio.
Memória
O Museu Schinke (18), do casal Werner e Gisela Schinke, se constitui em referencial de cultura e turismo por seu notável acervo histórico e cultural da imigração alemã. Localiza-se na Rua Doutor Tostes e, em frente ao museu - residência do casal - na esquina com a Rua Júlio de Castilhos, está a pedra fundamental (19) que registra o local onde teve início a colonização do município.
Destaca-se, ainda, a ponte que dá acesso ao centro pela Rua Tiradentes (20). Construída em arcos, recebeu o nome de Manuel Ribeiro Pontes Filho, que foi intendente do município. Nomeado em 1909, foi eleito depois mais quatro vezes, governando o município até 1924.
A estátua do Cristo Rei (21), junto à Escola Estadual de Ensino Básico Vidal de Negreiros (antigo Colégio Cristo Rei); as igrejas Católica (22) e Luterana (23), no Centro; o calçadão da Rua Fernando Abott (24) e a Avenida Rio Branco, principal acesso à cidade, são pontos que se destacam e que conferem mais beleza à cidade, conhecida como Princesa do Vale do Taquari.